25.2.14

PESQUISADORA DESCOBRE O ÓBVIO SOBRE NÓS, OS CÃES


Au-au! Oi Amigues!
Tudo Belezinha? Aqui é a Malu! :3
Esses cientistas estão sempre descobrindo coisas que a gente já sabe. Não é mesmo?

Bom, o fato é que uma tal de Lisa Horn, veterinária da Universidade de Viena na Áustria, liderou uma pesquisa que diz comprovar que nós, os cães, realmente vemos nossos papais como papais, ops, quer dizer, nossos "donos" como pais.

Essa foto foi do meu primeiro dia com os meus papais. :3
A pesquisadora separou 22 cachorros em três grupos: um terço ficaria sem o dono, enquanto os outros estariam acompanhados por eles – só que parte dos donos deveria se manter em silêncio, e outra parte deveria encorajar os cães a fazer as atividades. E tudo o que os amiguinhos precisavam fazer era interagir com alguns brinquedos. Em troca, ganhariam comida.

Os cachorros que estavam com os donos passavam muito mais tempo brincando (lógico né!). Já para os que ficaram sozinhos, nem a comida servia para motivá-los.

A pesquisadora refez o teste, mas dessa vez os donos foram substituídos por pessoas desconhecidas. E ai nenhum dos cãezinhos mostrou muito interesse pelos brinquedos.

Segundo a Lisa, os testes são suficientes para provar a existência da “área de segurança”. Ou seja, nós, os cães, nos sentimos muito mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos nossos donos. Sem eles, tudo parece mais perigoso – e sem graça. E é exatamente o que acontece na relação entre pais e filhos pequenos. “Esta é a primeira evidência da similaridade entre o ‘efeito de base segura’ encontrado na relação dono-cachorro e na criança-pai”, disse a pesquisa.

E você que tinha dúvida e ainda por cima falava pra todo mundo que o seu cãozinho age que nem criança já sabe que é realmente isso que acontece. Rsrs!

Eu e o papis tirando uma soneca no intervalo do trabalho. Rsrs!
Mas fala sério né amigues? Como se nós fossemos objetos ou "coisas" para ter donos, e além disso como se a gente não tivesse um coração, que por sinal é cheio de amor. Né?

Essa tal de Lisa ai nunca ouviu falar que pai de verdade é quem cria, quem cuida? Ruuum!
Triste é saber que tem muito amiguinho órfão por ai. Mas isso é papo para outra hora.

Eu nenê e a mamis. :3
Por hoje é isso amigues!

Até mais! Lambeijos!

Sobre matéria, vi lá no Todos Ri, que viu lá na Super Interessante.

OUTRAS SUGESTÕES PARA VOCÊ